top of page

Ano Novo Chinês, o Terror do Mercado




Recentemente passamos pelo nosso ano novo, em 31/12, como em todos os anos. Normalmente tudo para e voltamos na primeira ou segunda semana de janeiro, tudo normal até aí.

 

Mas sabe o que complica tudo? O ano novo chinês e, explico o porque disso. A cada ano, o ano novo chinês é em uma data e, normalmente no meio de fevereiro, onde nós já voltamos e queremos embarcar cargas.

 

Em suma, quando já estamos começando a embarcar temos esta quebra e simplesmente tudo do nosso principal fornecedor do mundo para, ficando alguns dias totalmente offline.

 

Ou seja, temos 15 dias de quebra de comunicação com os fornecedores chineses e, consequentemente, carga sem produção, embarques postergados e consequentemente aumentos de valores de fretes internacionais.

 

Explico, é bem comum que os armadores apliquem GRIS ou taxas após o ano novo chinês, já que por oferta e demanda, a quantidade de embarques vindos de lá aumenta nas primeiras semanas pós este feriado.

 

Em outras palavras, os portos da China ficam até abarrotados, as cargas são roladas e o chamado efeito "a fábrica vai parar" é comum.

 

Mas como se precaver de algo assim? Bem, parece simples, ou embarca-se antes ou deverá ser feita qualquer ação sobre a carga e manter estoques para que os clientes aqui sejam atendidos.

 

Como explicar a um cliente que por causa do Ano novo chinês a carga dele não embarcou? Como explicar que por causa deste feriado lá o frete aumentou ou mesmo a carga só vai chegar em abril ou maio?

 

Bem, o que deve ser feito é agir com estratégia, ou seja, se precaver sobre qualquer incidente. Eu sempre falo, por experiência própria, a estratégia de compra de itens chineses deve ser feita em agosto do ano anterior, já que assim é possível prever, ou tentar, o aumento dos preços, os tempos de embarques, as quebras de produções aqui no Brasil e também os atrasos de entregas.

 

Ahhh e na exportação acontece a mesma coisa. Explico. Se você exporta pra China, os portos param por lá nesta época também e, as cargas ficam sem movimentação, ou seja, vc não vai querer seus clientes chineses pagando por armazenagens no destino por conta de ano novo, não é?

 

E os drawbacks aqui? Bem, as exportações podem ser afetadas, já que caso a importação não ocorra em tempo, as produções são travadas e seus clientes em outros países são afetados, mesma situação dita anteriormente.

 

Mas, como sempre falamos no canal, "comex é estratégia pura" então esteja dois passos a frete de tudo e planeje suas ações, se precisar de carga para atender seus clientes até meio de março, antecipe o feriado chinês. Também saiba que no feriado nada é movimentado e pós os aumentos virão. O que vale mais para sua empresa? Bem, só você conseguirá saber.

 

Ahhh e feliz ano novo de novo (vou algum dia aprender a falar isso em chinês, prometo, rs).

 

THIAGO MARTINS PAGANO

 

Especialista em Comex, Palestrante e Sócio diretor do Canal ComexFácil.

Broker Solutions Consultoria em Logística Aduaneira WhatsApp corporativo: (19) 97407-4753 - E-mail: comercial@brokersolutions.com.br

Escritórios

​​Santos/ SP - Edifício Tribuna Square, Rua Amador Bueno, n° 333 - 11° andar, sala 1110 - Centro - Santos/ SP - Telefone: (13) 3219-3274

Campinas VCP/ SP - Rodovia Santos Dumont KM 66 - Centro Empresarial do Aeroporto de Viracopos - Sala 334 - 3º andar - Campinas/ SP - Telefone: (19) 3725-5608

Guarulhos GRU/ SP - Rodovia Hélio Smidt, sn°, sala 4.18 - 4° andar - Guarulhos/ SP www.brokersolutions.com.br


bottom of page